Menu
Domingo, 27 de julho de 2025

Paciente com problema no SUS ou em plano de saúde pode acionar Justiça por app

Não será necessário entrar com ação, porque ordem agora é conciliar antes de judicializar

08 de abr 2025 - 09h:53 Créditos: Cg News
Crédito: Relatos podem ser feitos no aplicatovo do Tribunal de Justiça de MS (Foto: Divulgação/TJMS)

Até esta sexta-feira (11), plataforma e aplicativo vão receber relatos sobre demandas não atendidas por planos de saúde e pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Eles podem ser sobre cirurgias, consultas, vagas em hospital e medicamentos, por exemplo. Tudo será on-line, inclusive, os encaminhamentos necessários para que a pessoa resolva o problema, garante o Tribunal de Justiça.

Os pacientes de Mato Grosso do Sul, seus advogados ou defensores públicos podem acessar e descrever os casos aqui (planos de saúde) ou aqui (SUS). Outra opção é baixar o aplicativo TJMS Mobile, clicar em "Serviços" e buscar a demanda desejada.

A iniciativa é do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e tem o objetivo de fazer acordos entre as partes, evitando que a Justiça seja acionada pelos pacientes.

O envio dos relatos é 100% on-line. Não é necessário validar presencialmente.

A plataforma e o aplicativo foram desenvolvidos pelo Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) Saúde do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

“O cidadão nem precisa sair de casa. Então é simples, é fácil de acessar e a linguagem é para ser entendida por todo mundo. A pessoa vai e diz exatamente o que precisa para que nós possamos ajudá-la”, destaca o juiz e coordenador do Cejusc Saúde, José Henrique Kaster Franco.

Acordos - Além do TJMS, estão envolvidos nas conciliações e acordos o Governo de Mato Grosso do Sul e prefeituras de 50 municípios, que respondem pelo SUS, e as empresas privadas da área da saúde responsáveis pelos planos.

As plataformas começaram a receber relatos ontem (7), quando começou a 1ª Semana Nacional da Saúde.

Pessoas que têm pedidos não atendidos em outros estados podem verificar junto aos respectivos Tribunais Estaduais de Justiça em qual plataforma podem relatar os casos.

Orientação - O TJMS orienta que as demandas que não aparecerem entre as opções pré-preenchidas nas abas da plataforma podem ser escritas no campo "Relato dos fatos".

Em caso de dúvidas, os canais para buscar atendimento são (67) 98177-0180 (WhatsApp), (67) 3317-3981 (ligação) ou o e-mail cejusc.saude@tjms.br.

Judicializações - Em 2023, o TJMS registrou 6.500 ações judiciais na área da saúde. Em 2024, esse número subiu para 7.659. Até fevereiro de 2025, já eram 810 as novas ações.

Evento que o Tribunal promoveu este ano debateu que muitas delas são resultado de prescrições médicas não alinhadas aos serviços do SUS.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias