Eleitores de Mato Grosso do Sul que tiverem pendência como cadastramento de dados biométricos, emissão de primeira via do documento, alteração e regularização eleitoral têm até a próxima quarta-feira (8) para fazer a regularização.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) os eleitores que tiveram o título cancelado por diversos motivos, dentre os quais destacam a falta de biometria e o cancelamento por não terem votado ou justificado em 3 eleições seguidas.
A partir de quinta-feira (9), o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação das Eleições 2024.
Consulte aqui a situação eleitoral para saber se o título de eleitor está regular e se você tem identificação biométrica na Justiça Eleitoral.
Como acessar?
Os eleitores que possuem o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral (JE), podem solicitar todos os serviços pela internet, através do Autoatendimento Eleitoral.
Para votar, é necessário que o cidadão tenha seu título eleitoral regularizado. Não é possível participar das eleições caso a inscrição eleitoral (título) esteja cancelada ou suspensa. Portanto, o primeiro passo é verificar a situação eleitoral:
- Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral;
- Clique na opção "consultar situação eleitoral";
- Informe seu número de título de eleitor ou CPF.
Caso seu, titulo apresente irregularidade, volte para a aba de "Atendimento Eleitoral" e clique na opção desejada para o atendimento on-line e enviar a documentação necessária para regularização.
No site, também é possível verificar o local de votação, imprimir o título eleitoral e consultar outras informações.
Além disso, outra maneira de consultar pendências junto à Justiça Eleitoral é por meio do aplicativo e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições.
Para utilizar, é necessário fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS.
Eleições 2024
As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro. O eventual segundo turno vai ocorrer no dia 27 do mesmo mês, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Ao todo, serão escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país. Cerca de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas.
Em eleições municipais, não há voto em trânsito. Ou seja, quem está em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral não pode participar da votação, e terá que justificar a ausência. Esse procedimento pode ser feito pelo e-Título, app da Justiça Eleitoral, pelo site do TSE ou em cartórios eleitorais.