Por volta das 18:00 horas desta segunda-feira, ao monitorar uma residência, localizada no Bairro Jardim Independência, em Ponta Porã, onde funcionaria um entreposto de distribuição de skunk policiais da DEFRON identificaram movimentação típica da comercialização de entorpecentes, momento em que realizaram incursão ao local.
Assim, de imediato foram identificados na área do imóvel, dentro de sacolas, centenas de volumes contendo em seu interior skunk, droga cujo quilo é comercializado, na fronteira, por cerca de R$ 700. No imóvel encontrava-se um homem que assumiu ser o proprietário da droga.
Na mesma noite, agora no Bairro Jardim Obreiro, também em Ponta Porã, outra equipe da DEFRON, ao monitorar a entrega de um carregamento de drogas que seguiriam para o Estado de Mato Grosso, policiais interceptaram uma camionete Hillux cuja carroceria encontrava-se carregada com fardos de maconha.
O motorista da camionete foi preso, tendo confessado que havia sido contratado para transportar a droga do Bairro da Granja até o local onde ocorreu a atuação policial. As fortes chuvas que caiam no momento da abordagem auxiliou que os indivíduos que comprariam empreendessem fuga. Além da camionete Hillux, de placas paraguaias, foram apreendidos 436 quilogramas de maconha.
Em ambas as atuações policiais, ou seja, na que resultou na apreensão do Skunk e da culminou com a interceptação da camionete carregada com drogas, os presos foram autuados pela prática de tráfico, sendo representado pela decretação de suas prisões preventivas.