
O Prefeito Marquinhos Trad [PSD] afirmou em uma live ontem (7), citando como justificativa taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 72%.
A circulação irá valer entre às 20 horas e 5 horas, até 19 de julho. "Fica terminantemente proibida a circulação de pessoas, exceto quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência”, diz o Prefeito.
Mercados, postos de combustíveis, farmácias, serviços de saúde, podem funcionar em horário estabelecido em seus alvarás de localização e funcionamento, incluindo deliverys também que poderão entregar normalmente. Serviços de coleta de lixo e ações destinadas ao enfrentamento do coronavírus, também ficam fora do decreto.
Ficam proibidas festas, eventos e reuniões que aglomerem pessoas, assim como eventos esportivos, campeonatos, “bem como compartilhamento de objetos, inclusive narguilés e tererés”, diz Marquinhos.
Ainda de acordo com o decreto, música ‘voz e violão’ está limitada à apresentação de, no máximo, duplas, e poderá ocorrer em bares e restaurantes, desde que “respeitado o toque de recolher, sendo vedada em tabacarias, lojas de conveniência, casas noturnas, boates, casas de shows e espaços de eventos”.
Segundo Leonardo, proprietário do Rancho do Tio Léo diz concordar com o decreto, e que algumas pessoas não estão levando a sério o isolamento social, devido a falta de dinheiro. "O Rancho está a quatro meses fechado, porém prefiro esperar passar essa etapa de pandemia e frio, quando voltar, voltamos com força total, agora é hora de ficar em casa, doi no bolso sim, mas vai passar". conclui Tio Léo.
Caso o decreto, for desrespeitado, a pessoa ou estabelecimento pode responder civil, administrativamente e criminalmente, “podendo responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública em geral”.
Ressaltando que a medida tem duração de 12 dias e, no próprio decreto, a Prefeitura esclarece que o regramento pode sofrer alterações, de acordo com a situação epidemiológica dos próximos dias.