O tão esperado feriadão de outubro deve ser debaixo d'água em Mato Grosso do Sul. Pelo menos é o que indica a previsão do tempo para os próximos dias. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já emitiu alertas para tempestades e chuvas intensas em todo o Estado.
Conforme a meteorologista Valesca Fernandes, do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há previsão de pancadas de chuva fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 60 km/h, com eventual queda de granizos nas regiões sudeste, central e leste, e porção sul da região pantaneira. As demais regiões do Estado também podem registrar chuvas intensas com tempestades.
A meteorologia da Climatempo emite alerta de chuvas expressivas em MS. 'Durante os próximos dias, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica vai colaborar para a formação de nuvens muito carregadas, especialmente no sul do estado, que receberá chuva frequente e volumosa nos próximos dias. No entanto, no decorrer do fim de semana, os temporais também atingem outras áreas sul-mato-grossenses, como a capital Campo Grande', informa o boletim.
Entre os destinos mais procurados pelos turistas está Bonito, que poderá ter o retorno das chuvas a partir de sexta-feira. As pancadas ficam mais intensas no fim de semana, principalmente no domingo e segunda-feira. Apesar disso, as temperaturas podem alcançar os 32ºC. O sol deve voltar a aparecer na terça e quarta-feira.
Já os que preferem viajar para fazer compras e se programaram para ir à Ponta Porã, a previsão indica chuva e tempo ameno, com máximas de 24ºC no sábado e domingo. O tempo chuvoso deve permanecer até segunda-feira por lá.
Em Rio Verde do MT a situação é parecida. Apesar do calor, muita chuva no sábado, domingo e segunda-feira. Entretanto, as tempestades devem acontecer no período da tarde.
Para quem vai curtir o Pantanal, a situação é um pouco mais animadora. Apesar da previsão indicar chuva no fim de semana, as chances são menores de que elas realmente ocorram e, no domingo, não há previsão para chuvas.
O Inmet está, desde a semana passada, emitindo alertas de tempestade para o MS e a tendência é continuar para os próximos dias.