Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Primeiro fungo resistente a medicamentos é detectado no Brasil

Ele representar várias ameaças a saúde

08 de dez 2020 - 13h:13 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Em seu alerta, a Anvisa afirmou que o Candida auris (C. auris) "é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública".  

A infecção por C. auris é resistente a medicamentos e pode ser fatal. Em todo o mundo, estima-se que este tipo de infecções invasivas de C. auris tenha levado à morte de entre 30% e 60% dos pacientes.  

Segundo o alerta da Anvisa, o fungo foi identificado em "amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital do Estado da Bahia".  

A amostra foi analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz (Lacen-BA), em Salvador e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.  

A Anvisa afirma que a amostra ainda será submetida a "análises fenotípicas (para verificar o perfil de sensibilidade e resistência)" e "sequenciamento genético do microrganismo (padrão-ouro)" até a confirmação oficial do caso.  

Diante da suspeita, a Anvisa recomendou o reforço da vigilância laboratorial do fungo em todos os serviços de saúde do país, entre outras medidas de controle e prevenção para evitar um surto.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias