Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Retorno das aulas presenciais nas universidades é marcada para março de 2021

Terá todo o cuidado de biossegurança

08 de dez 2020 - 09h:34 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) vai marcar o retorno das aulas presenciais em universidades públicas e privadas para o dia 1º de março de 2021. A decisão foi antecipada pela CNN e anunciada na noite desta segunda-feira (7) pelo ministro Milton Ribeiro.

Segundo ele, o governo Bolsonaro "reafirma sua disposição favorável à retomada das aulas presenciais, observadas as devidas condições sanitárias e medidas de segurança". Ainda de acordo com o ministro, a decisão segue na mesma direção que a maioria dos países do mundo.

Na última semana, o ministério publicou uma portaria marcando o retorno das universidades em 4 de janeiro de 2021. Após repercussão negativa, o ministro Milton Ribeiro decidiu reconsiderar a data e se reuniu, na última sexta, com entidades do setor educacional.

A portaria pegou de surpresa as instituições federais. Após o ministério ser criticado por não ter discutido a medida antes com as instituições de ensino, o MEC adotou uma nova postura em busca de diálogo.

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) avisou a membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) que vetará a prorrogação do ensino remoto até dezembro de 2021.  

A comunicação ainda não foi feita oficialmente, mas já houve conversas entre membros do conselho e do ministério. A informação foi confirmada por duas fontes envolvidas com as negociações. O objetivo do governo federal seria o de tentar forçar a volta presencial às aulas em todo o país.

No entanto, cada conselho estadual de educação pode, localmente, decidir pela prorrogação do ensino remoto em sua unidade da federação, afirma Cecília Motta, secretária estadual de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias