Acompanhante de paciente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) Universitário denunciou sujeira e demora no atendimento na noite desta quarta-feira (6), em Campo Grande.
A jovem disse que estava no local acompanhando o marido. “Hoje tive desprazer de ir com urgência nesse Upa Universitário levar o meu esposo com muita dor nos rins. Quando chegamos, ao entrar pra fazer a ficha, um mau cheiro insuportável de mijo, uma urina forte, que afetava o prédio todo”, relata.
O desabafo foi publicado no grupo ‘Aonde não ir em Campo Grande’, do Facebook. Segundo ela, dois colaboradores da limpeza estavam descansando nos bancos. “Ao ficar ali no aguardo, notei dois colaboradores da limpeza, uma delas deitada no banco da recepção, como se a unidade estivesse higienizada”, descreve.
A campo-grandense fala ainda sobre a demora pelo atendimento. “Não sei o que era pior, a demora ou o cheiro forte de urina na unidade de saúde toda. [...] Isso é uma falta de respeito por nós que pagamos o nosso imposto e passar por isso é um tapa na nossa cara. Gente faça que essa denúncia chegar ao responsável. Não merecemos essa humilhação”, finaliza.
Em resposta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a unidade estava com o quadro médico completo e todos os pacientes estavam sendo atendidos dentro do tempo protocolar, que é de até 4h para casos de menor gravidade.
"A unidade conta com equipe que é responsável por fazer a limpeza de maneira periódica, ao menos três vezes ao dia em todas as repartições, incluindo recepção, consultórios, enfermarias, banheiros e demais espaços. Estes profissionais também contam com áreas específicas para permanecer na unidade. Estamos verificando se a pessoa que aparece na imagem não estava enquanto paciente aguardando atendimento, apesar de uniformizada. Caso seja constatado que ela pertence à equipe da unidade e estava em horário de expediente, será reportado ao supervisor para providências", completou.