Menu
Domingo, 14 de setembro de 2025

PREFEITO DE CAPITÓLIO ANUNCIA FECHAMENTO DO TURISMO AQUÁTICO NA CIDADE

No sábado , a queda de paredão de cânion no Lago de Furnas deixou 8 mortes, segundo os bombeiros de Minas Gerais.

09 de jan 2022 - 15h:27 Créditos: Daiane Schuindt
Crédito: Assessoria

Prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva (Progressista), anunciou neste domingo (9) o fechamento do turismo aquático na cidade. Segundo o chefe do Executivo, estão fechadas as entradas dos cânions e também do local conhecido como Cascatinha, até que se tenha um parecer técnico da Defesa Civil sobre as condições do local. Cristiano disse ainda que conversou com o prefeito de São José da Barra, Serginho (PSB), que concordou com o fechamento do Vale dos Tucanos.

No sábado , a queda de paredão de cânion no Lago de Furnas deixou 8 mortes, segundo os bombeiros de Minas Gerais. As causas do desabamento ainda não foram esclarecidas; Marinha e Polícia Civil investigam.

Prefeito de Capitólio

Em entrevista à TV Integração na manhã deste domingo (9), além do fechamento do turismo aquático em Capitólio, Cristiano disse que desde 2020, quando houve uma tromba d'água e duas pessoas morreram, é feito um trabalho de conscientização nas cachoeiras, com as empresas e donos de lanchas.

"Nós temos dentro do município uma legislação que proíbe a ancoragem dentro do cânion e as pessoas nadarem lá. Então eles já têm essa noção, essa dimensão da tromba d'água e essa fatalidade que aconteceu a gente acredita, e precisamos de parecer técnico, não tem relação com tromba d'água. Precisamos de um parecer técnico, de uma equipe técnica, para ter uma avaliação do local e a partir daí criarmos critérios de segurança já pensando em uma fatalidade como essa", explicou Cristiano.

O prefeito ressaltou ainda que, pelas imagens do acidente, as embarcações estavam dentro do ordenamento marítimo permitido.

"Temos a delegacia de Marinha em São José da Barra que faz essa fiscalização de se cumprir as Normas de Autoridade Marítima [Normam]. Pelo o que a gente tem, que é",

Veja o que se sabe até agora:

- O deslizamento ocorreu por volta de 12h30. Ainda não se sabe o que causou o acidente

- Quatro embarcações foram atingidas, segundo os bombeiros

- Oito pessoas morreram. Ao menos 2 seguem internadas

- Uma equipe de mergulhadores está no local e não há previsão de término das buscas (elas foram suspensas durante a noite e foram retomadas no domingo)

- 27 pessoas foram atendidas e liberadas

- A primeira informação dos bombeiros dava conta de 20 desaparecidos, mas o número foi atualizado para 3

- Bombeiros e Polícia Civil estão no local; a Marinha foi acionada e vai investigar a causa

- Defesa Civil havia emitido um alerta sobre chuvas intensas na região com possibilidade de "cabeça d'água"; Marinha também investiga por que os passeios foram mantidos

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias