Menu
Terça, 22 de julho de 2025

Aproveite os filtros do Instagram porque a função vai acabar dia (14/01)

Entenda o que muda para o usuário comum e para quem é criador de conteúdo; IA deve substituir filtros

09 de jan 2025 - 16h:40 Créditos: Techtudo
Crédito: Divulgação

Os filtros do Instagram criados por usuários vão acabar no dia 14 de janeiro de 2025. A decisão, anunciada pela Meta em agosto de 2024, faz parte de uma reestruturação financeira da empresa e impacta diretamente os criadores de conteúdo que utilizavam a criação e comercialização de filtros personalizados como fonte de renda. No entanto, a medida não representa exatamente o fim dos filtros; os efeitos desenvolvidos pela própria Meta continuarão disponíveis para os usuários no Facebook, Messenger e no próprio Instagram.

Além disso, a empresa está trabalhando no lançamento do Move Gen, uma ferramenta baseada na inteligência artificial (IA) que, teoricamente, poderá ser usada para substituir os filtros e efeitos tradicionais. A seguir, entenda o que muda com o fim dos filtros do Instagram e saiba mais sobre o funcionamento da IA.

Fim dos filtros do Instagram: o que muda?

Para o usuário comum do Instagram, o fim dos filtros terá pouco impacto. No entanto, o encerramento do Spark Hub, plataforma da Meta destinada à criação de efeitos, afetará significativamente os produtores de conteúdo na rede social. Sem acesso à ferramenta, não será mais possível desenvolver novos produtos e monetizá-los. A Meta recomenda que os filtros e efeitos já criados sejam baixados e organizados em outro portfólio como demonstração do trabalho.

Criadores de conteúdo não poderão mais desenvolver filtros e efeitos — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
Criadores de conteúdo não poderão mais desenvolver filtros e efeitos — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo


Quais efeitos poderão ser usados?

Inicialmente, os usuários terão acesso apenas aos filtros e efeitos primários, criados e distribuídos diretamente pela Meta. No entanto, ao anunciar o fim do Spark Hub em agosto, a empresa afirmou que continuaria trabalhando no desenvolvimento de novos filtros próprios e de outros recursos que, em teoria, substituiriam os antigos efeitos de realidade aumentada (RA).

Move Gen: efeitos baseados em IA

No final de dezembro, Adam Mosseri, CEO do Instagram, apresentou em um vídeo na rede social o Move Gen, o novo recurso baseado em modelos de pesquisas de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela big tech. Segundo o executivo, a ferramenta "permitirá alterar quase qualquer aspecto dos seus vídeos com um simples comando de texto".

Durante o anúncio, Mosseri demonstrou a funcionalidade do recurso modificando roupas e acessórios, além de inserir imagens de fundo nos vídeos. Embora ainda não haja uma data oficial para o lançamento do Move Gen, a expectativa é que a ferramenta esteja disponível no Instagram ainda neste ano.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias