Menu
Sexta, 16 de janeiro de 2026

Anvisa proíbe venda de cosméticos e saneantes irregulares no Brasil

Produtos sem registro obrigatório, como alisantes e odorizadores, devem ser recolhidos do mercado.

09 de jan 2026 - 11h:33 Créditos: Redação, com informações da Folha de Dourados
Crédito: Marcelo Camargo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento e a proibição de fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e uso de determinados cosméticos e saneantes considerados irregulares. As medidas foram publicadas em resoluções no Diário Oficial da União desta terça-feira (6).

Entre os produtos atingidos estão os alisantes Mask Botox Organic Biotherapy 1kg Oxillis e Premium Caviar Protein – Brazillis, fabricados pela empresa Cosmonew Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. Segundo a Anvisa, os itens exigem registro obrigatório, mas estavam apenas notificados à agência, o que motivou a ação fiscal.

A fiscalização também atingiu saneantes, como os produtos da marca Pureessence, fabricados pela empresa Pure Essence Fragrance Indústria e Comércio de Essências, e o Odorizador de Ambientes Uau Aromas, produzido por Victor Emanuel Correia dos Santos.

De acordo com a Anvisa, esses produtos estavam sendo anunciados e vendidos sem registro junto ao órgão, requisito previsto na legislação sanitária. Por isso, devem ser apreendidos e retirados do mercado imediatamente.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias