
Nesta quinta-feira (8), a novidade de que a International Football Association Board (IFAB) iria implementar o ' cartão azul ' no futebol, surpreendeu a muitos. Horas depois, a Fifa , entidade máxima do esporte, se pronunciou, negando a inserção do cartão no futebol profissional.
De acordo com a instituição, a questão será melhor discutida em um evento que será realizado no dia 2 de março. No entanto, a Fifa diz que, mesmo que a medida seja aprovada, sua 'entrada' no esporte será por meio dos níveis iniciais do futebol, para posteriormente chegar ao profissional.
Confira a declaração na íntegra:
"A FIFA deseja esclarecer que os relatos do chamado “cartão azul” nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros. Quaisquer testes desse tipo, se implementados, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores, uma posição que a FIFA pretende reiterar quando este item da agenda for discutido na Assembleia Geral do IFAB em 2 de março".
De acordo com informações divulgadas pelo jornal britânico The Telegraph, o cartão azul teria como finalidade expulsar temporariamente, por um período de dez minutos, jogadores que cometam faltas consideradas antidesportivas ou que faltem ao respeito ao árbitro, durante uma partida.