Menu
Quinta, 19 de fevereiro de 2026

Com votação expressiva, Antônio Seguro assume presidência de Portugal

Socialista supera candidato da extrema-direita com mais de 3 milhões de votos.

09 de fev 2026 - 10h:04 Créditos: Redação com informações do JD1
Crédito: Patricia de Melo Moreira/AFP

O socialista Antônio José Seguro foi eleito neste domingo (8) presidente de Portugal ao vencer o candidato da extrema-direita, André Ventura, no segundo turno das eleições presidenciais. Seguro ultrapassou a marca de 3 milhões de votos, consolidando uma vitória expressiva nas urnas.

Até por volta das 21h30 (horário local), com a maioria das seções apuradas, o novo presidente somava aproximadamente 3,3 milhões de votos, enquanto Ventura havia alcançado cerca de 1,6 milhão. O pleito contou com mais de 11 milhões de eleitores aptos, e a taxa de abstenção ficou próxima de 50%.

O resultado coloca Antônio Seguro em um grupo restrito da história política portuguesa. Desde 1976, apenas quatro presidentes haviam sido eleitos com mais de 3 milhões de votos, entre eles Mário Soares, Antônio Ramalho Eanes e Jorge Sampaio. Soares, inclusive, foi o único a alcançar esse patamar em duas eleições consecutivas.

Esta foi a 11ª eleição presidencial realizada em Portugal desde o retorno do regime democrático. O atual presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016, permanece no cargo até março de 2026, quando se encerra oficialmente seu mandato.

Desde 1976, Portugal teve como presidentes Antônio Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio, Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, agora sucedidos por Antônio Seguro.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias