O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta segunda-feira (9) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 no Brasil.
De acordo com Motta, o texto enviado para análise reúne duas propostas semelhantes, apresentadas pelos deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP). Após a avaliação da constitucionalidade pela CCJ, a matéria ainda deverá ser analisada por uma comissão especial antes de avançar no Congresso.
Em publicação na rede social X, o presidente da Câmara afirmou que o tema será tratado com responsabilidade e diálogo. Segundo ele, a discussão envolverá diferentes setores da sociedade para garantir equilíbrio na construção da proposta.
Motta também destacou que as transformações tecnológicas e sociais exigem atualização das relações de trabalho no país. Para o parlamentar, o Brasil precisa acompanhar as mudanças globais e modernizar sua legislação trabalhista para atender às novas demandas da sociedade.



