A Pontaporanense é a segunda e última equipe rebaixada no campeonato sul-mato-grossense de 2020. A confirmação veio após mais uma derrota, novamente em casa, diante do Comercial, por 3 a 1. Com 4 pontos conquistados em 8 partidas, a equipe não consegue mais alcançar o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Corumbaense, com 8.
No jogo de ontem (8), o Comercial foi dominante desde o início. Aos 16 minutos, Bruninho aproveitou escanteio para abrir o placar. A facilidade com que o atacante colorado marcou o gol, sozinho dentro da área da Águia da Fronteira, chamou a atenção. Já no finzinho da primeira etapa, Marcelinho ampliou e deixou a situação da Pontaporanense ainda mais difícil.
No segundo tempo, Marcelinho recebeu na área e, mesmo ainda disputando a bola, o árbitro marcou pênalti para o Comercial. Lucas Paulista cobrou e aumentou a vantagem. Logo na sequência, na saída de bola, Ventura derrubou Gilson e cedeu novo pênalti, desta vez ao clube de Ponta Porã. Leleu converteu a cobrança e deu esperança aos torcedores da Águia da Fronteira.
A Pontaporanense ainda tentou apertar no final da partida, mas esbarrou na falta de qualidade técnica e organização. O Comercial teve até mais chances de ampliar, mas parou no goleiro Tiepo. Com o resultado, o colorado assegura pelo menos a quinta colocação no campeonato e rebaixa o adversário. Já o time de Ponta Porã volta para a Série B em 2021, disputando apenas uma temporada na Série A, retornando após 25 anos.
O resultado também classifica Maracaju, Costa Rica e Corumbaense para a fase de quartas-de-final.