Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Usina que emprega 600 funcionários em MS tem falência decretada pela Justiça de SP

A companhia, com sede em Bocaína (SP), já havia entrado com um processo de recuperação judicial no final de 2015

09 de mar 2020 - 16h:06 Créditos: Da redação
Crédito: Divulgação/Midiamax

Foi decretada na sexta-feira (6), a falência das empresas do grupo Tonon Bioenergia, que possui uma unidade no Distrito de Vista Alegre, em Maracaju, e emprega aproximadamente 600 funcionários. A medida é da Justiça de São Paulo.  

A companhia, com sede em Bocaína (SP), já havia entrado com um processo de recuperação judicial no final de 2015, segundo o Midiamax, alegando prejuízos decorrentes dos baixos preços do açúcar e do álcool, além de grandes perdas cambiais, com a variação do dólar na época.

Em 2017, a companhia vendeu o controle de duas de suas três unidades sucroenergéticas para a gigante Raízen Energia: as unidades Santa Cândida, em Bocaina (SP); e a Paraíso, em Brotas (SP).

A unidade remanescente no MS, que tem seu futuro incerto, tem capacidade de moagem de 3,5 milhões de toneladas por safra. A área plantada de soja é de 30 mil hectares. A usina tem, ainda, capacidade para produzir 132 mil m³ de etanol e 385 mil toneladas de açúcar a cada safra.

Nos últimos meses, a Tonon já vinha dando sinais de que estava mal, paralisando as atividades da unidade em Vista Alegre em outubro do ano passado.  

À época, ainda conforme o site, a sucroenergética alegou manutenção no período de entressafra. No entanto, as incertezas sobre as condições financeiras da empresa já preocupavam os trabalhadores.

Em janeiro, funcionários da área agrícola realizaram uma manifestação pedindo o pagamento dos 50% restantes dos salários que era compromisso de ser pago em dezembro, o 13° salário que se encontrava atrasado e o plano de saúde bloqueado.

A companhia foi alvo de uma manifestação por parte de trabalhadores insatisfeitos com o fato de não terem recebido metade do salário de dezembro, e nem mesmo o décimo terceiro.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias