Menu
Terça, 22 de julho de 2025

Governo autoriza o uso de mais 27 agrotóxicos genéricos

São 94 registros oficiais

09 de mar 2021 - 09h:57 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O Ministério da Agricultura liberou na sexta-feira (5) o registro de mais 27 agrotóxicos para utilização industrial, ou seja, produtos que serão usados como matéria-prima na elaboração de pesticidas para os agricultores.

Somando com os 67 produtos liberados diretamente para os agricultores, já são 94 registros anunciados neste ano.  

Todos os princípios ativos são genéricos de produtos já autorizados no Brasil.

O destaque, porém, é o registro de um produto técnico à base de protioconazol, que era fornecido pela Bayer. Agora, uma empresa indiana chamada UPL passou a solicitar o registro.

Essa é uma molécula importante porque é usada no controle da ferrugem asiática da soja, a principal doença da maior cultura brasileira.  

A solicitação da UPL, no entanto, não é efetivamente abertura de concorrência porque ainda falta registrar o produto formulado.

Na classificação do Ibama, o protioconazol é considerado um "Produto Perigoso ao Meio Ambiente" e na classificação da Anvisa, é "Improvável de Causar Dano Agudo".

O protioconazol tem autorização de uso nos Estados Unidos. Lá, ele também é classificado como perigoso ao meio ambiente e é considerado muito tóxico à vida aquática, com efeitos de longa duração.

Na União Europeia, alguns países, como a Itália, podem usar o defensivo com uma autorização emergencial.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias