Para garantir boas condições de trabalho ao homem do campo, proporcionando mais competitividade, o Governo do Estado segue investindo na estrutura das estradas rurais que cortam Mato Grosso do Sul, construindo pontes de concreto, substituindo as de madeira já deterioradas com o tempo.
Em Porto Murtinho, a construção da ponte sobre o Rio Tereré, na MS-267, por exemplo, está em pleno vapor. Lá, a ponte estava quebrada há alguns anos e um desvio foi feito pelos próprios moradores para que os condutores pudessem atravessar, quando o nível do rio está baixo. Quando a travessia fica impossibilitada, os moradores optam por alternativa em uma estrada próxima.
Orçada em R$ 2,18 milhões, a nova ponte de concreto armado sobre o Rio Tereré, que terá 39 metros de extensão, começou a ser construída no início de janeiro e a empresa responsável tem 180 dias para entregar a obra.
Outro investimento do Governo do Estado com troca de ponte de madeira para de concreto é na sobre o Rio Saiju, em uma rodovia vicinal na divisa dos municípios de Caarapó e Juti. Nesta semana, as equipes estão executando fundações e aterro e o investimento é de R$ 1.277.770,06.
Já na estrada do barro preto, divisa entre Dourados e Douradina, a ponte sobre o Córrego Laranja Doce já foi trocada por uma nova de concreto. Ela foi construída com investimento de R$ 2.275.617,22.
As três pontes são apenas algumas que o Governo do Estado já entregou ou está construindo ao longo desses sete anos de gestão. O secretário de Estado de Infraestrurua, Eduardo Riedel, destaca a importância de melhorar a situação das pontes, construindo estruturas firmes e duradouras. “Nossa intenção, além de atender as necessidades dos municípios, é manter o Mato Grosso do Sul competitivo, investindo em infraestrutura que geram desenvolvimento, emprego e renda”, disse.
As pontes são construídas com recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul).