Menu
Domingo, 27 de julho de 2025

Vereadores votam projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência

Cinco projetos estão pautados para votação pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, na sessão ordinária de quinta-feira, dia 10.

09 de abr 2025 - 15h:13 Créditos: Redação
Crédito: Divulgação

Cinco projetos estão pautados para votação pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, na sessão ordinária de quinta-feira, dia 10. Duas das propostas são voltadas a ampliar a inclusão e a acessibilidade, com a criação do Protocolo de atendimento para Pessoas com Deficiência (PCD) e o Programa Selo Cidade Inclusiva.

Em primeira discussão, os vereadores votam o Projeto de Lei 11.370/24, de autoria do vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, que cria o Programa de capacitação dos servidores da área da saúde pública denominado “Protocolo de atendimento para Pessoas com Deficiência (PCD)”. O Programa tem como objetivo capacitar e atualizar os servidores da área da saúde pública para oferecerem atendimento especializado e humanizado às pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e a qualidade do atendimento prestado.

Pela proposta, a Secretaria competente deverá elaborar um cronograma anual de cursos e capacitações, garantindo a participação de todos os servidores da área da saúde pública, inclusive recepcionistas e administrativo em serviços públicos de saúde.

Ainda em primeira discussão, será votado o Projeto de Lei 11.263/24, que institui o Programa “Selo Cidade Inclusiva”, em Campo Grande. O objetivo é incentivar os estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, à promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A proposta é do vereador Silvio Pitu. Pelo projeto, os estabelecimentos que adequarem suas estruturas arquitetônicas, bem como seus programas e serviços para proporcionar acessibilidade e atendimento diferenciado a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, poderão receber o Selo.

Os vereadores votam ainda, em primeira discussão, o Projeto de Lei 11.575/25, do vereador Fábio Rocha, que institui, no âmbito do Município de Campo Grande, o mês “Fevereiro Laranja”, dedicado à campanha de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia, ressaltando a importância da doação de medula óssea, a ser realizado, anualmente, no mês de fevereiro.

Em segunda discussão, será votado o Projeto 11.454/24, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha, que estabelece a Política Municipal de Assistência Integral às Pessoas com Erisipela. A proposta visa garantir a disseminação de informações, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação de pacientes acometidos pela doença, buscando reduzir os índices de morbidade, mortalidade e sequelas decorrentes da enfermidade.

Está pautado ainda para a sessão desta quinta-feira, a votação do Projeto de Resolução 563/25, do vereador Neto Santos, que dispõe sobre a sessão solene em comemoração do Dia dos Jovens Cristãos em Campo Grande, a ser celebrada anualmente no mês de março.

Acompanhe – A sessão ordinária inicia às 9 horas, na Câmara Municipal e pode ser acompanhada presencialmente, pela TV Câmara no canal 7.3 ou pelo Youtube da Casa de Leis.


Milena Crestani 
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias