Menu
Domingo, 22 de dezembro de 2024

Impacto nos comércios de MS

As lojas de roupas e sapatos foi onde teve maior impacto

09 de mai 2020 - 09h:52 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Marcos Ermínio

Foi realizada uma pesquisa ontem (8), sobre a economia de Mato Grosso do Sul, o Sebrae e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, que perguntaram sobre o impacto do coronavírus nos estabelecimentos. 

O levantamento foi feitos com os empresários e consumidores. 

Nos negócios o impacto com o covid-19 tem deixado sequelas, como por exemplo, as vendas tem despencado nos últimos meses.

A beleza, nutrição e a saúde são uns dos fatores que ainda estão em alta.

O impacto foi maior nas vendas de roupas, sapatos e acessórios, que teve uma queda de 95%. Na área hospedeira, de restaurantes e eventos a queda é de 91%, seguido de prestações de serviços com 85%. 

Para alguns comerciantes não houve alterações (8%).

Apesar do cenário, existem oportunidades. "A desaceleração dos mercados está causando mudanças nas relações comerciais que podem deixar legados positivos para a forma como o consumo vai acontecer no futuro, de forma mais consciente e tendo como base novos padrões de valores, tanto para as empresas quanto para os consumidores", diz a analista do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt.

Por enquanto os comerciantes não pretendem reduzir os seus funcionários.

Para não dispensar os seus funcionários os donos de empresas estão dando férias, a suspensão de contratos, dispensando temporariamente os trabalhadores e com isso alguns recebem todo ou parte do salário, revezamento e alteração de carga horaria. 




Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias