O jornal e portal de notícias O Vigilante realizou uma enquete comunitária nos bairros de Dourados. O intuito da enquete era saber o que pensa o eleitor para votar no pleito eleitoral de 2024 para o executivo e o legislativo douradense.
Segundo Carlos da Rocha, diretor do Jornal O Vigilante, o trabalho realizado não é uma pesquisa e sim uma enquete sem fundamento cientifico; com caráter aleatório.
Foram distribuídas urnas lacradas e panfletos com nomes de prováveis pré-candidatos ao executivo, vereadores com mandato e um campo denominado “outros” para a escolha ou indicação dos eleitores para o executivo e legislativo. A enquete teve início no mês de maio.
As urnas e panfletos foram distribuídas em vários pontos de comércio dos bairros de Dourados como bares, lanchonetes, padarias, conveniência, mercados e mercearias.
As urnas foram abertas no último sábado (07/07) na sede do jornal no jardim Independência com a presença de testemunhas, dentre elas líderes de partidos e pré-candidatos.
Foram apuradas 1.366 indicações onde o critério seria ser eleitor de Dourados. Abaixo teremos o resultado da enquete para o executivo e posteriormente o resultado para vereadores que foram apurados.
Indicação para o executivo
Marçal Filho (PSDB) – 475
Alan Guedes (PP) – 292
Barbosinha (PSD) – 105
Geraldo Resende (PSDB) – 96
Renato Câmara (MDB) – 78
Bela Barros (PDT) – 68
Thiago Botelho (PT) – 57
Ferrinho (DC) – 49
Racib (NOVO) - 46
Gianni Nogueira (PL) – 31
Junior Teixeira (PRD) – 25
Gerson Schaust (PSDB) – 16
Brancos e nulos – 28
Observações
As observações quanto a enquete são de que nem todos os nomes postos como pré-candidatos serão homologados em convenção dos partidos no período do calendário eleitoral que se inicia em 20 de julho próximo até 05 de agosto. Vale observar que quando foi impresso o panfleto a pré-candidata do PL que foi citada na enquete no campo “outros” ainda não estava em pré-campanha. Em outra matéria estaremos divulgando o resultado da enquete para vereadores.
Durante o período eleitoral que se inicia em 16 de agosto após as convenções, o portal de notícias e Jornal O Vigilante pretende realizar uma outra enquete com os candidatos oficializados em convenções partidárias.