
O estado de Mato Grosso do Sul poderá chegar ao final de agosto ao pico da pandemia do coronavírus. A previsão é resultado de cálculos matemáticos, realizados por pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Já em Campo Grande deverá chega dia 10 de setembro.
O estudo matemático é elaborado por pesquisadores da UFMS, os professores Erlandson Saraiva, do Inma(Instituto de Matemática) e Leandro Sauer, da Esan (Escola de Administração e Negócios). Uma pesquisa foi divulgada, mas as previsões já mudaram.
“As quantidades registradas nos 4 últimos dias no MS jogaram o pico para o dia 26 de agosto. Só nos últimos 4 dias foram confirmados 4.179 caso, o que jogou o pico 16 dias para frente”, explica.
E esta analise feita por professores, prevê que no próximo dia 20 as UTIs estarão com a superlotação e por isso é possível que não haja leitos para todos.
Mato Grosso do Sul já está com 29.998 casos confirmados de covid-19 e 481 mortes. O estado tem uma taxa de 35,6% de pessoas que estão em isolamento domiciliar.