Menu
Quarta, 24 de abril de 2024

Centro Estadual de Cidadania LGBT+ será inaugurado em MS

Projeto visa ampliar a promoção de políticas públicas no Estado

09 de set 2021 - 12h:28 Créditos: Linckon Lopes
Crédito: Divulgação

Mato Grosso do Sul contará em breve com mais um espaço de atendimento e acolhimento às pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos. O Centro Estadual de Cidadania LGBT+ (CECLGBT+), foi anunciado nesta quarta-feira (08), por meio do Decreto nº 15.755 e consiste em uma órgão estadual que integra a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT+, vinculada à estrutura da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (SECIC). 

Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos explica que o Centro funcionará no prédio que abriga as Subsecretarias estaduais e a Fundação de Cultura. “Essa é uma conquista do Estado em prol da população LGBT+. Teremos um espaço ampliado para atendimento, orientação e prestação de serviços. 2021 marca um ano de grandes conquistas para a população LGBT+ sul-mato-grossense”, ressaltou. 

De acordo com o secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, o estado é pioneiro no desenvolvimento de políticas públicas em prol da comunidade LGBT+. “Somos o primeiro Estado a contar com uma subsecretaria de políticas públicas LGBT+ e o CECLGBT+ é mais um recurso que vai reforçar ainda mais esse trabalho, proporcionando atendimento com profissionais capacitados para prestar assistência para quem tiver os seus direitos violados”, enfatizou.

Conforme a administração estadual, os serviços oferecidos pelo Centro Estadual de Cidadania LGBT+ visam ampliar as ações desenvolvidas pelo Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (Centrho).  O local contará ainda com uma equipe multiprofissional composta por advogados, psicólogos e assistentes sociais.

Por meio do Centro será possível buscar informações sobre os crimes de LGBTFOBIA, englobando todos os procedimentos necessários até a denúncia; também haverá emissão da Carteira de Identificação por Nome Social; orientação sobre a temática de gênero e diversidade sexual para os municípios; além da identificação e na sistematização de boas práticas na gestão das políticas públicas voltadas à população LGBT+.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias