O Dia do Administrador, 09 de setembro, se dá a partir da assinatura da lei nº 4.769/65, responsável por regulamentar a profissão de Administrador no Brasil. A data também foi instituída pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.
Esta regulamentação é essencial para garantir alguns direitos dos trabalhadores da categoria, uma vez que só pode atuar na área quem tiver formação universitária, ou seja, ser um Bacharel em Administração.
O Dia do Administrador, apesar de ter sido regulamentado em 09 de setembro de 1965, já existe há muitos séculos, sendo uma profissão essencial para organizar e dirigir negócios. Para um negócio ter sucesso, é necessário que tenha um profissional responsável e capacitado por cada área. O Administrador é essa pessoa dentro da empresa em diferentes setores, tendo um papel versátil nas organizações.
É quem está preparado e qualificado para lidar com imprevistos, encontrando soluções para reverter essas situações, com sua habilidade necessária para envolver pessoas, até mesmo de outros setores, nessa missão.
Além disso, precisa de outras capacidades que vão além das desenvolvidas durante a graduação como: resiliência, pensamento crítico ou firmeza em seus argumentos quando necessário. Sendo peça de autoridade para tomadas de decisões.