A Coca-Cola é um dos refrigerantes mais emblemáticos do mundo e o sucesso é tamanho que somente pela garrafa com o líquido escuro já é possível identificar. Porém, não para os japoneses, já que a empresa responsável pela fabricação do produto na Ásia inovou em 2018 e fez uma garrafa com o líquido totalmente transparente.
Quem vê, logo acredita que trata-se de água com gás, mas não é. Quem já provou garante que é a mesma Coca-Cola que existe no Brasil, exceto pela cor transparente, inclusive o sabor não mudar nada. A imagem choca todo mundo que não conhecia a história, mas para os japoneses o produto já entrou na cultura e é tão consumido quanto o refrigerante tradicional, que segue nas prateleiras.
A diferença maior da Coca-Cola Clear é não existir a adição do tradicional caramelo à bebida, que é o responsável pela clássica cor marrom. Por conta disso, a versão transparente é um pouco menos doce (até mesmo que a Coca-Cola Zero). Outro detalhe importante aparece no rótulo: esse refrigerante contém 1% de suco de limão, fazendo com que a bebida seja um pouco mais refrescante e faça tanto sucesso nas épocas mais quentes do ano.
A inovação aconteceu em 2018, quando a marca passou a internacionalizar outros sabores e cores do refrigerante. Pouco antes, no Brasil, foi lançada a Coca-Cola sabor café e que também acabou ganhando muitos adeptos por aqui, embora trata-se de outro sabor e não mudança na coloração.
Especialistas explicam que o refrigerante transparente se deve à falta de corante e aos produtos químicos utilizados exatamente para que a Coca-Cola pareça uma água com gás, e ganhou o nome de Clear. Embora a bebida faça sucesso, principalmente entre os mais jovens no Japão, a venda não foi expandida para todo o mundo.
No Brasil, até o momento, não há qualquer expectativa da empresa fazer vendas do produto, porém, muitos brasileiros trazem a coca-cola transparente e acabam fazendo uma espécie de comercialização clandestina, inclusive pela internet.