No Rio de Janeiro o governo falou que as aulas presenciais da rede estadual irão voltar no dia 19 de outubro, para quem está cursando o terceiro ano do ensino médio e o EJA.
Segundo o governo do Rio, as aulas presenciais é para preparar os alunos para o Enem. E os estudantes de outros anos irão continuar com as aulas a distância.
Durante a coletiva de anúncio, o secretário de Educação do Estado, Comte Bittencourt, informou que as prefeituras poderão escolher se as escolas estaduais em seus municípios devem abrir ou não. O chefe da pasta revelou que pelo menos seis cidades já sinalizaram que não pretendem aceitar o retorno das aulas presenciais.
Foram gastos aproximadamente R$ 9 milhões para comprar os equipamentos de proteção para mais de 1.200 instituições de ensino.
Todos os trabalhadores e alunos ganharão máscaras. Terá distanciamento de 1,5 metro de cada pessoa e os ambientes serão higienizados com água sanitária todos os dias.
Professores e funcionários da rede estadual serão testados em unidades municipais de saúde próximas às escolas e residências dos profissionais. O Governo do RJ informou que mais de 30 mil testes rápidos para o novo coronavírus serão utilizados neste retorno às aulas.
Profissionais com mais de 60 anos ou de grupos vulneráveis, como imunodeprimidos, gestantes puérperas não deverão retornar as suas funções.