O comércio de Dourados poderá funcionar normalmente durante o feriado de criação do estado na sexta-feira, dia 11. Já no sábado, feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, estará fechado na região central da cidade. A abertura só é permitida se cada empresa fizer acordo diretamente com o sindicato dos empregados.
O funcionamento do comércio na sexta-feira foi estabelecido através de convenção coletiva de trabalho, entre o Sindicom (Sindicato do comércio varejista da cidade) e o sindicato dos empregados no comércio.
Ficou decidido que o patrão deverá pagar hora extra de 110% ou 100% mais uma folga para cada trabalhador, informou o presidente do Sindicom, Everaldo leite Dias.
No sábado, feriado de Nossa Senhora, tradicionalmente o comércio central de Dourados não funciona, contudo, as grandes lojas de varejo costumam estarem abertas, mas elas representam uma minoria.
Shopping e estabelecimentos do ramo alimentício, como supermercados, abrem normalmente no feriadão, já que possuem acordos e leis trabalhistas diferenciados.