O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 acontece neste domingo (13.nov) e os alunos que esperam ingressar no ensino superior aguardam ansiosos a realização da prova. Por isso, neste momento de tensão é necessário se preparar com antecedência e ficar de olho nas regras.
Nas duas ultimas edições do Enem o uso de mascará era obrigatório devido à pandemia da Covid-19. Neste ano, a norma deixa de ser obrigatória, mas não há nenhum impedimento do uso, ficando a critério do aluno.
Para a identificação, o estudante deve apresentar um documento com foto - nesta edição, documentos digitais também passam a valer. É recomendado que o aluno leve o Cartão de Confirmação da Inscrição, que contém o local de prova e outras informações importantes sobre o exame.
Na hora da prova, o candidato deve estar equipado com uma caneta estereográfica preta, com material transparente. Não é obrigatório, mas recomendado que o estudante também leve uma garrafa de água e algum tipo de lanche, priorizando alimentos leves.
Itens proibidos
- Os candidatos não podem portar nenhum dispositivo eletrônico durante a realização do exame. Celulares devem ser desligados, pois se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, o participante será eliminado da prova;
- Não deve ser levado fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
- São proibidos o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo não devem ser usados;
Qualquer um desses objetos, se forem levados, devem ser lacrados no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas. O envelope deve ser lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.