Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Descoberto na Bahia uma árvore da espécie pau Brasil com mais de sete metros

A árvore tem mais de 500 anos

09 de dez 2020 - 13h:57 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Foi descoberto no Sul da Bahia, na cidade de Itamaraju, na região da BR-101, um pau-brasil com 7,13 metros de circunferência.  

Quem descobriu foi o botânico Ricardo Cardim, no mês passado. Em 2018 uma mesma árvore foi localizada pelo pesquisador também, na mesma cidade e que possuía 4, 30 metros de circunferência.

"Descobrimos o maior pau-brasil do país! Uma árvore de proporções e aparente idade até então desconhecidas para a espécie. A árvore que batizou o pais foi praticamente dizimada ao longo de cinco séculos de exploração predatória para produção de tintura vermelha e posteriormente arcos de violino. O pau-brasil desapareceu da Mata Atlântica, onde ocorre exclusivamente, e os poucos exemplares hoje sobreviventes são jovens e pequenos", disse o Ricardo Cardim.

"Dia 22 de novembro, nossa expedição registrou junto aos moradores locais uma enorme, quase o dobro da atual campeã, uma árvore de proporções inacreditáveis e que não existem registros conhecidos históricos ou atuais de maior. Esse pau-brasil gigante, com 7,13 metros de circunferência, tem possivelmente mais de 500 anos de vida e sobreviveu a destruição de 88% da Mata Atlântica", acrescentou.

"Uma árvore única e extremamente ameaçada e vulnerável, que precisa ser conhecida e divulgada como patrimônio mundial", concluiu o biólogo.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias