Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Instalações meteorológicas para agricultura amplia informações agroclimáticas para produtores rurais

O processo começou em 22 de julho de 2020

09 de dez 2020 - 10h:32 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

A primeira etapa do projeto Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), foi encerrada com a instalação da 20ª estação meteorológica, em Sobradinho.

O processo começou em 22 de julho de 2020 com a colocação dos equipamentos em Pinheiro Machado. Distribuídas em diferentes regiões de Rio Grande do Sul, as estações geram dados diversos sobre umidade, temperatura, vento, chuva, radiação, entre outros.  

As estações vão melhorar o monitoramento agroclimático, além de ajudar a verificar as condições ideais para fazer a aplicação do 2,4D e qualquer outro produto fitossanitário.

“A próxima etapa do projeto é colocar os modelos de tempo e clima à disposição dos produtores. Estamos finalizando o processo e os produtos que estamos desenvolvendo serão disponibilizados em um site do projeto Simagro-RS”, informou Flávio Varone, meteorologista da Seapdr.

“Esse novo sistema, desenvolvido gratuitamente pela Secretaria da Agricultura para os produtores, vai permitir um melhor planejamento da lavoura. Isto é fundamental, principalmente se levarmos em conta os registros periódicos de estiagem”, afirma o secretário Covatti Filho.

As estações foram instaladas em regiões onde ocorreram registros de deriva do 2,4D. E são em conjunto a Seapdr, Ministério Público Estadual, através da Promotoria do Meio Ambiente, e empresas de herbicidas.  

Além de parcerias locais com prefeituras, universidades e sindicatos. O custo total das estações, com montagem e manutenção por três anos, fica em torno de R$ 600 mil.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias