Na madrugada desta quinta-feira (9) um jovem de 19 anos, morreu durante confronto no bairro Santa Emília na Capital, com o Batalhão de Choque da PM, após denúncia de esquema de atentado a vida de polícias ser denunciado.
Durante rondas na cidade de Sidrolândia, no interior do estado, uma equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar teria recebido informações de uma pessoa não identificada, de que um motorista de aplicativo, a bordo de um carro modelo Voyage na cor prata, estaria envolvido no planejamento de um ataque a integrantes da força policial e que para isso estaria fortemente armado.
Rapidamente a equipe conduziu buscas pelo município identificando o referido suspeito, que ao ser questionado sobre tal esquema respondeu de pronto não ter ligação com os fatos. No entanto, revelou informações a respeito de um local em Campo Grande, onde estariam guardadas várias armas. O rapaz levou os policiais até a casa na Rua Beapina no bairro Santa Emília, onde ocorreu o confronto resultando na morte do jovem de 19 anos, identificado como José.
O Choque chegou ao local referido e tentaram contato verbal, mas não obtiveram resposta. Ao reparar que o portão estaria somente encostado, adentraram ao quintal, tentando novamente advertência verbal. Quando se aproximaram da porta ouviram sinal de movimentação no interior da residência. Neste momento bateram a porta anunciando, “polícia, abram a porta”, tendo como resposta, “polícia é o c@%@#, se entrar vai tomar” e em seguida disparado dois tiros dentro da casa.
A invasão foi feita, momento em que José foi visto na cozinha, com uma arma em punho e revidaram os disparos. O rapaz foi atingido e então desarmado, no mesmo momento foi socorrido pela equipe que o levaram até o Hospital Regional, onde o óbito foi constatado.
Na residência foram encontradas armas e munições. De baixo da cama enrola em um lençol estavam uma submetralhadora modelo ZK 383, calibre 9 mm, acompanhado de um carregador; uma escopeta calibre 12 e uma pistola 9mm com carregador, e ainda a arma que José usava no momento da abordagem, identificada como pistola calibre 9mm contendo sete munições intactas.
Na cozinha, em um pote foram localizadas 100 munições de calibre 9mm, estando estas divididas em duas caixas e, também 10 cartuchos de munição calibre 12 intactas. Um caderno contendo anotações e um celular foram encontrados no local e levados para a perícia.
Uma investigação será conduzida pela 6ª Delegacia de Polícia Civil, no caso que foi registrado como homicídio simples na forma tentada e homicídio decorrente de oposição a intervenção policial, resistência e posse ou porte ilegal de arma de fogo.