Menu
Quinta, 25 de abril de 2024

Cientistas descobrem 'irmã' da variante Ômicron e há sete casos no mundo

O problema é que a nova linhagem é mais difícil de ser detectada em exames tradicionais.

09 de dez 2021 - 06h:32 Créditos: Top Mídia News
Crédito: Ricardo Moraes/Reuters

Cientistas da Austrália identificaram uma ‘’irmã’’ da variante Ômicron, do novo coronavírus. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (7) e já há sete casos mapeados. 

A ‘’variante da variante’’ foi detectada na África do Sul, Austrália e Canadá. O primeiro infectado seria um viajante, que saiu da África do Sul para Brisbane, na Austrália. Ele já está isolado e com sintomas leves. 

A BA 2 tem características geneticamente diferentes da cepa encontrada pela primeira vez em novembro. Segundo o Metrópoles, apesar das duas terem mutações semelhantes, a nova linhagem tem uma característica genética que não permite a distinção de outras variantes. 

Caso a BA 2 não seja detectável nos exames PCR, que são os que permitem resultados rápidos, governos e autoridades de saúde enfrentarão sério problema. 

“Existem duas linhagens dentro da Ômicron, BA.1 e BA.2, que são bastante diferenciadas geneticamente”, assinala o professor François Balloux, diretor do University College London Genetics Institute, ao jornal The Guardian. “As duas linhagens podem se comportar de maneira diferente”, afirma. 


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias