Menu
Domingo, 14 de dezembro de 2025

Marçal resgata orgulho dos douradenses ao transformar a cidade em apenas 1 ano

Ao completar o primeiro ano de governo, o que se vê é uma cidade que reencontra seu rumo e sua autoestima, ocupando o lugar de protagonismo que sempre mereceu, impulsionada por uma gestão que combina responsabilidade, planejamento e sensibilidade social.

09 de dez 2025 - 14h:25 Créditos: Comunicação
Crédito: Reprodução

Cidade mais limpa, ruas em melhores condições de tráfego, atendimento humanizado nas unidades de saúde e zelo no trato da coisa pública. Esse é o retrato da administração pública municipal em Dourados, hoje, 11 meses após o radialista e advogado Marçal Filho ter assumido o comando da prefeitura do segundo mais importante município sul-mato-grossense e sua cidade natal.

O que eram ruas esburacadas e na repleta escuridão, canteiros centrais tomados pelo mato e população sofrendo na fila de espera por atendimento médico em um passado bem recente, hoje transformou-se numa cidade em movimento frenético de trabalho e realizações. Muito ainda precisa ser feito, sobretudo na melhoria da malha viária com mais recapeamento e reforço no tapa-buracos, mas diante da situação herdada do antecessor, Dourados já é outra cidade.

Dia a dia Dourados vem se transformando num canteiro de obras e ações, isso, graças à presença forte do poder público municipal, por iniciativa própria da administração local e, também, por meio de bem-elaboradas parcerias, seja com o Estado, com a bancada federal ou com empresariado local.

Não é exagero algum afirmar que em apenas um ano de mandato, Marçal Filho e sua equipe de técnicos competentes e dedicados, conseguiram resgatar o orgulho do cidadão douradense. É verdade que ainda há muito o que se fazer, mas também é verdade que vontade e determinação não faltam para o administrador da mais importante cidade do interior de Mato Grosso do Sul e seus auxiliares.

Ao completar o primeiro ano de governo, o que se vê é uma cidade que reencontra seu rumo e sua autoestima. Dourados volta a ocupar o lugar de protagonismo que sempre mereceu, impulsionada por uma gestão que combina responsabilidade, planejamento e sensibilidade social.

Muitas foram as entregas da atual gestão para a população e o município avançou em todas as áreas, desde a saúde onde as reclamações caíram mais de 90% a partir do momento em que se priorizou o acolhimento aos usuários do SUS e o cuidado integral com as crianças, como o oferecimento de neuropediatria e psiquiatria infantil, até a Educação, onde as transformações são visíveis e os educadores são valorizados. 

Marçal fez o que os antecessores deveriam ter feitos há anos: implantou a digitalização dos processos da Prefeitura de Dourados e hoje as secretarias municipais de Planejamento e Fazenda oferecem, junto com o Instituto de Meio Ambiente, mais de 100 protocolos digitais, gerando economia de tempo, de combustível, de papel, de tinta e reduzindo em até 80% o tempo de resposta para o cidadão. 

A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar voltou a ter papel de destaque perante os pequenos produtores e hoje atende milhares de famílias carentes com a distribuição de alimentos e, ainda, resgatou as feiras livres de Dourados. A Secretaria Municipal de Obras Públicas trabalha a todo vapor, retomando obras paradas, iniciando obras novas e levando infraestrutura para a cidade. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está entregando à população uma cidade cada vez melhor cuidada, em todos os detalhes.

A Secretaria Municipal de Cultura mostrou que é possível fazer muito com pouco. Basta olhar o que foi realizado na Festa da Páscoa, na Festa Junina, o Campeonato de Bandas e Fanfarras e, agora, o Natal Encantado Dourados, com a maior, mais linda e encantadora decoração que a cidade já teve.

O mesmo vale para a Funed, que resgatou as corridas de rua, com destaque para a Meia Maratona do Fogo, descentralizou as escolinhas de esporte e promoveu a saúde nos parques e praças de Dourados. 

Se o passado recente deixou marcas, o presente mostra que é possível reconstruir com seriedade e olhar humano. E, sobretudo, indica que um futuro promissor não é apenas expectativa, mas consequência natural de um trabalho que já dá resultados concretos. Dourados vive um novo tempo — e o douradense volta a sentir orgulho de dizer que esta é a sua cidade.

 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias