Menu
Quarta, 10 de setembro de 2025

Homenageado por centenário Ex-combatente de Dourados que participou da 2ª Guerra

Como combatente de linha de frente, participou de batalhas como a de Monte Castello e La Serra, ajudando a libertar a Itália do domínio dos alemães nazistas.

10 de jan 2022 - 15h:31 Créditos: O conteúdo MS
Crédito: Assessoria

O último remanescente de Dourados que atuou pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) na 2ª Guerra Mundial, Januário Antunes Maciel, completa nesta segunda-feira (10), 100 anos de uma vida marcada por histórias.

Nesta manhã, o ‘pracinha’ recebeu visita de familiares e homenagens da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Brigada Guaicurus e de representantes do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar).

Januário nasceu em Ponta Porã em 1922 e aos 22 anos, em 1944, passou a integrar como voluntário o 1º Regimento de Infantaria, conhecido por Regimento Sampaio.

Como combatente de linha de frente, participou de batalhas como a de Monte Castello e La Serra, ajudando a libertar a Itália do domínio dos alemães nazistas.

Já considerado herói, ele voltou ao Brasil após ser atingido por um tiro na perna e ficou um ano sem andar, segundo relato contado por uma das filhas, Maria Aparecida Rodrigues Maciel da Rosa.

“Meu pai viajou até o Rio de Janeiro para se apresentar como voluntário e então ir para guerra, que era o seu desejo. Ele contava para gente que a missão dada a dele era ficar na linha de frente de combate”, contou Maria Aparecida nesta manhã.

Após se recuperar do ferimento na perna, ingressou em pelotão da Polícia Militar do então estado de Mato Grosso onde trabalhou por 25 anos.

Além das filhas, netos e bisnetos, quem estava ao lado de Januário durante as homenagens nesta especial manhã de segunda-feira (10) era a esposa Clotilde Rodrigues Antunes, 83.

Entre as diversas histórias de luta do marido, Clotilde contou ao Dourados News que Januário também ‘venceu’ a Covid-19 em setembro de 2020, depois de permanecer por 12 dias em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Mais uma batalha para o currículo deste ‘pracinha’.

Como um dos 25 mil soldados brasileiros encaminhados para lutar na 2ª Guerra Mundial, Januário Antunes Maciel foi caracterizado como ilustre e importante exemplo de patriotismo para jovens soldados, tanto do exército quanto da Polícia Militar do Estado.

O general da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Adilson Akira Torigoe, esteve na residência do ex-combatente no bairro Vila Alvorada para entregar uma homenagem pelo aniversário e aproveitou para destacar importância histórica de Januário para cidade.

“Completar 100 anos é uma marca, uma situação muito particular que nos orgulha e serve de incentivo a todos nós que estamos trabalhando. Um verdadeiro exemplo a ser seguido pela nossa instituição”, destacou o comandante Torigoe.

Já o Subtenente da Polícia Militar, Júlio Cesar Teles Arguelho, parabenizou Januário pelo aniversário e aproveitou para agradecer pelos serviços prestados ao país durante a guerra e também ao Estado de Mato Grosso do Sul, como policial militar.


“Com toda certeza valeu muito a pena tudo que ele fez. Não por acaso, tem o reconhecimento do exército, da polícia. Isso motiva os militares que estão iniciando sua carreira a sempre entregar o melhor serviço possível à sociedade”, disse Arguelho.




Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias