Crédito: A. Frota Depois de quase três décadas convivendo com poeira no período seco e lama nos dias de chuva, moradores de parte do bairro Altos do Indaiá, em Dourados, começam a ver a realidade mudar com o avanço das obras de pavimentação asfáltica. As intervenções são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e têm como foco melhorar a mobilidade urbana, garantir acessibilidade e elevar a qualidade de vida da população local.
O prefeito Marçal Filho vistoriou nesta terça-feira (10) o pacote de obras que inclui pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, sinalização viária, calçamento e adequações de acessibilidade. As melhorias, nesta etapa, contemplam as ruas Bernadina Valéria Bittencourt, Cassiano Raimundo Ojeda, Izauro Alves do Amaral, Manoel João Ferreira, Maria Cristina Marques, Sidinez Pereira de Almeida e Thealmo João Ioris. No momento, os serviços estão concentrados na Rua Izauro Alves do Amaral. O investimento total é de R$ 2.248.000,00, com recursos da Sudeco, e execução da empresa Planacon.
A pavimentação no Altos do Indaiá começou em julho do ano passado e, devido à grande extensão do bairro, vem sendo realizada por etapas, com a inclusão gradual de novas vias. Marçal Filho tem acompanhado de perto o andamento das obras.
Durante vistoria nesta terça-feira, o prefeito conferiu a aplicação da capa asfáltica, considerada a fase final do conjunto de serviços, e verificou a espessura da massa utilizada, no entanto, também tem fiscalizado o início e o desenvolvimento dos trabalhos. Marçal destacou a importância da qualidade técnica. “Aqui não é obra para durar pouco”, anunciou. “Exigimos que seja bem feita desde a base, com drenagem adequada e asfalto na espessura correta, porque o dinheiro público precisa gerar benefício permanente. Levar asfalto é levar dignidade, segurança e desenvolvimento para os bairros”, afirmou.
Morador da Rua Izauro Alves do Amaral há 18 anos, Álvaro Vasconcelos comemorou a chegada do asfalto. “A gente esperava muito por esse trabalho. Agora vai melhorar tudo, acabar com o barro, além de valorizar os imóveis. Dá para ver que é um serviço bem feito”, destacou.
Com o avanço das obras, a expectativa da prefeitura é concluir mais etapas nas próximas semanas, garantindo que o Altos do Indaiá deixe definitivamente para trás décadas de ruas sem pavimentação.



