Menu
Quinta, 19 de fevereiro de 2026

Putin acredita em vitória militar e tenta ganhar tempo em negociações, diz inteligência europeia

Avaliação aponta que Rússia segue fortalecendo suas forças armadas

10 de fev 2026 - 10h:21 Créditos: Redação com informações do MídiaMax
Crédito: Reprodução, Alexei Druzhnin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não demonstra intenção de encerrar a guerra na Ucrânia e acredita que pode sair em vantagem nas negociações com os Estados Unidos, segundo avaliação do chefe do serviço de inteligência estrangeira da Estônia, Kaupo Rosin.

Em entrevista à Associated Press, Rosin afirmou que Moscou estaria usando as conversas diplomáticas como estratégia para ganhar tempo, sem intenção real de cooperação com Washington. De acordo com ele, informações obtidas por serviços de inteligência indicam que o governo russo mantém a convicção de que ainda pode alcançar uma vitória militar no conflito.

O relatório divulgado pela Estônia aponta que, apesar de não haver indícios de um ataque russo contra países da Otan neste ano ou no próximo, a Rússia segue representando uma ameaça ao investir no fortalecimento de suas forças armadas.

Para Rosin, Putin acredita que pode superar os Estados Unidos no campo diplomático e militar. “Na visão dele, ainda é possível vencer a guerra em algum momento”, declarou.

Em resposta às declarações, um funcionário da Casa Branca afirmou que os negociadores do governo norte-americano registraram avanços significativos nas tratativas para encerrar o conflito na Ucrânia.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias