Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Em MS projeto irá orientar idosos em relação a covid-19

Alunos da UFMS irão visitar casas de repouso

10 de mai 2020 - 17h:57 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Ilustrativa

Hoje (10) foi divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), em parceria com a Escola de Saúde Pública e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), um projeto para combater o coronavírus nos asilos. 

Quem dará início nesse trabalho são os alunos de enfermagem e medicina. Eles irão orienta-los e serão feitos testes rápidos. 

No começou serão 27 instituições que darão o primeiro passo, nas cidades de : Campo Grande, Dourados e Aquidauana, municípios com pólos da universidade. E com o decorrer do projeto terá expansão dos atendimentos. 

Ao todo no estado, são: 600 asilos e 1,6 mil idosos.

“É uma estratégia nova que estamos criando nessa etapa de extensão. Estamos organizando a logística. O objetivo da ação é realizar ações de enfrentamento ao Covid-19, em algumas vertentes, como orientar e qualificar cuidadores e profissionais destas casas, onde idosos estão e são vulneráveis. Fazer diagnóstico de medidas de prevenção, se estão sendo realizadas, capacitar alunos de medicina e enfermagem para fazer testes rápidos. E criar ambiente virtual para cuidadores receberem orientações diretamente”, explicou o diretor Escola de Saúde Pública, André Vinicius Batista de Assis.

Em Três Lagoas uma idosa de 81 anos foi a primeira vítima na casa de repouso. E outros cinco foram diagnosticados também com essa doença, no mesmo local. 





Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias