A Secretaria de Saúde de Mossoró, em Rio Grande do norte, abriu uma investigação para apurar as circunstâncias de uma festa de aniversário que aconteceu dentro de uma ala com pacientes de covid-19.
O caso aconteceu na Unidade Pronto-Atendimento do bairro Belo Horizonte no último final de semana, foi filmado e compartilhado nas redes sociais.
O vídeo mostra várias pessoas entrando na sala da unidade de saúde com um bolo cheio de velas. Elas cantam "parabéns" para um paciente de 57 anos que está com uma máscara de oxigênio.
Em seguida, uma pessoa o ajuda a tirar a máscara e ele sopra as velas. Uma profissional de saúde diz que vai partir o bolo, que só não poderá ser consumido pelos diabéticos. A prefeitura confirmou que o homem era paciente de coronavírus.
Além da possibilidade de contaminação, apontada por vários internautas, as velas ficam bem próximas a equipamentos médicos como oxigênio, que é inflamável. A secretaria municipal confirmou que o fogo no local representava um risco.
"A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à covid-19 amplamente adotados pela pasta e que são válidos para as unidades de Saúde do município. Iremos apurar o caso, uma vez que, só tomamos conhecimento do fato pelas redes sociais", informou a pasta.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde, afirmou que, pelo apurado até o momento, a festa foi iniciativa da esposa do paciente "com a participação da equipe".
A pasta também afirmou que o bolo não foi partido no local, mas devolvido à esposa do paciente.
Ainda de acordo com a pasta, os funcionários foram advertidos e o processo administrativo aberto.