Menu
Segunda, 16 de junho de 2025

Ataque a tiros em escola na Áustria deixa 10 pessoas mortas

Segundo polícia local, diversas pessoas ficaram feridas gravemente, incluindo estudantes e professores, nesta terça-feira (10)

10 de jun 2025 - 09h:53 Créditos: G1
Crédito: Ataque a tiros em escola na Áustria deixa mortos e feridos em Graz, no sudeste do país, em 10 de junho de 2025. — Foto: Reprodução/Google Street View

Um ataque a tiros em uma escola de ensino médio na Áustria deixou 10 mortos e 12 feridos nesta terça-feira (10), segundo autoridades austríacas. Policiais, unidades especiais e helicópteros foram enviados para responder ao incidente, ocorrido na cidade de Graz, no sudeste do país e a cerca de 140 km da capital Viena.

O chanceler austríaco, Christian Stocker, chamou o ataque de "hediondo" e "tragédia nacional", e confirmou que quatro homens e seis mulheres morreram no ataque, entre eles o atirador, um ex-aluno que tirou sua própria vida. Outros 12 alunos ficaram feridos, alguns em estado crítico. O atirador agiu sozinho.

Duas armas foram utilizadas no ataque, segundo a polícia do estado de Estíria, onde Graz está localizada. Mais de 300 policiais responderam ao ataque, dos quais 56 deles chegaram na escola em poucos minutos após denúncias de disparos. As autoridades evacuaram os alunos da escola, rapidamente controlaram a situação e isolaram o local para investigação.

A prefeita de Graz, Elke Kahr, chamou o ataque de "tragédia horrível" e afirmou que adultos e estudantes estão entre os mortos, e que diversas vítimas foram levadas ao hospital. Já o presidente, Alexander Van der Bellen, falou em "horror que atinge o coração" da Áustria. "Este é um dia sombrio na história de nosso país", disse Stocker, que declarou três dias de luto oficial.

A Áustria tem uma das populações civis mais armadas da Europa, com cerca de 30 armas de fogo a cada 100 pessoas, segundo o Small Arms Survey, um projeto de pesquisa independente.

O ataque ocorreu por volta das 10h no horário local (5h em Brasília). A polícia austríaca afirmou que ainda não se sabe os motivos do ataque, e abriu uma investigação para apurar detalhes do caso. Os estudantes da escola foram levados para um local seguro na região para servir de ponto de encontro com os pais.

Equipes de resgate chegam a escola onde atirador deixou mortos e feridos em Graz, na Áustria, em 10 de junho de 2025. — Foto: Kleine Zeitung via AP
Equipes de resgate chegam a escola onde atirador deixou mortos e feridos em Graz, na Áustria, em 10 de junho de 2025. — Foto: Kleine Zeitung via AP


O jornal austríaco "Salzburger Nachrichten" também relatou que o autor do crime seria ex-aluno da escola, chamada Borg Dreierschützengasse, e teria 22 anos. No ataque, ele teria utilizado duas armas, uma pistola e uma espingarda —compradas legalmente—, e atirado contra alunos de sua antiga turma, segundo a reportagem.

"É incompreensível e insuportável. Minha solidariedade e meu luto vão para as vítimas e suas famílias. Ninguém consegue imaginar esse sofrimento; como mãe de três filhos, isso parte meu coração", escreveu no X a ministra austríaca para Assuntos Europeus e Internacionais, Beate Meinl-Reisinger.

A ministra das Relações Exteriores, Beate Meinl-Reisinger, lamentou o ataque, que chamou de "massacre".

O ministro do Interior, Gerhard Karner, disse que irá a Graz nas próximas horas, segundo a "ORF".

Metralhadoras e espingardas de ação por bombeamento (pump action) são proibidas na Áustria, enquanto revólveres, pistolas e armas semiautomáticas são permitidos apenas com autorização oficial. Rifles e espingardas são permitidos com uma licença de armas ou licença válida de caça, ou ainda para membros de clubes tradicionais de tiro.

Quatro pessoas morreram e 22 ficaram feridas quando um jihadista condenado abriu fogo no centro de Viena em 2020. Em novembro de 1997, um mecânico de 36 anos matou seis pessoas na cidade de Mauterndorf antes de tirar a própria vida.

Policiais em frente a escola onde atirador abriu fogo contra alunos e deixou mortos e feridos em Graz, na Áustria, em 10 de junho de 2025. — Foto: Kleine Zeitung via AP
Policiais em frente a escola onde atirador abriu fogo contra alunos e deixou mortos e feridos em Graz, na Áustria, em 10 de junho de 2025. — Foto: Kleine Zeitung via AP



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias