Durante uma live na noite de quinta-feira (9), o Prefeito informou que está terminantemente proibido a entrada de turistas, de qualquer Estado da Federação, com finalidade turística ou não, e ainda que possuam grau de parentesco, ressalvadas situações de urgência ou emergência, devendo as equipes de barreiras analisar todos os esforços para cumprir este dispositivo a partir desta sexta-feira (10).
A medida é a prevenção de combate ao aumento de casos do Covid-19, e dá outras providências. "Considerando que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, na forma do artigo 196 da Constituição Federal (CF/88)."
De acordo com a empresária Likka Gama, a medida deve sim ser tomada e ainda vê necessidade de ser ainda mais rígida, mesmo atingindo seu núcleo de trabalho no qual é salão de beleza.
O QUE ABRE E FECHA
Diante, fica determinado o fechamento das atividades comerciais no Município de Coxim-MS, no período das 22:00 horas de sexta-feira às 05:00 horas da segunda-feira seguinte, incluídos templos e igrejas, à exceção de farmácias, mercados e supermercados.
Atividades exclusivas de açougue, peixarias e sacolões, clínicas veterinárias em regime de urgência e emergência, distribuidoras de gás, padarias, postos de combustíveis, devendo permanecerem fechados os serviços de lanchonete e restaurante, serviços funerários, estas atividades essenciais deverão permanecer abertas até às 22:00 horas, salvo se em regime de plantão, reconhecido por lei.
Fica proibida a utilização para quaisquer fins de praças, praças esportivas e canteiro central da Avenida Virgínia Ferreira durante o período, bem como fica proibida a utilização de som ao vivo ou mecânico nas atividades comerciais em geral, especialmente, restaurantes, lanchonetes e afins, mesmo fora do período de lockdown.