
A Lua cheia desta quinta-feira (11) será visível em todo o Brasil e marca a chamada “Lua do Veado”, nome tradicional que vem de povos indígenas do Hemisfério Norte. O fenômeno atinge seu ápice por volta das 17h30 (horário de Brasília), mas o melhor momento para observá-lo será no início da noite, logo após o pôr do sol.
A lua deve surgir no horizonte com um tom alaranjado, e, para acompanhar, não é necessário telescópio. Basta escolher um local com boa visibilidade e pouca poluição luminosa. Binóculos simples podem ajudar a ver detalhes da superfície lunar.
O nome “Lua do Veado” está ligado ao período do ano em que os veados machos (bucks) começam a desenvolver novos chifres. Além dessa denominação, o fenômeno também é conhecido como “Lua do Trovão”, por ocorrer durante a temporada de tempestades no Hemisfério Norte. Povos antigos também se referiam a ela como “Lua das Ervas”, por ser época de colheita de plantas medicinais, e “Lua do Feno”, ligada à produção de pasto.
Esta também será a Lua cheia mais distante do Sol em 2025, ocorrendo poucos dias após o afélio, ponto da órbita em que a Terra está mais afastada da estrela.
Outros eventos astronômicos ainda estão previstos neste ano, mas não serão visíveis do Brasil:
- 7 e 8 de setembro – Eclipse lunar total
- 21 de setembro – Eclipse solar parcial
A Lua do Veado, no entanto, poderá ser apreciada de qualquer lugar do país, desde que as condições do tempo colaborem.