A queimada que atinge o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Mato Grosso do Sul, desde o fim de semana, já destruiu 5,6 mil hectares de vegetação da área de conservação e de fazendas vizinhas.
A situação é complicada na região, que fica em Costa Rica e Alcinópolis. Produtores rurais e prefeituras contrataram dois aviões agrícolas que lançam água para tentar combater as chamas. Mesmo assim o fogo continua avançando.
Trinta e oito combatentes tentam apagar as chamas, mas em muitos locais não é possível chegar porque são pontos de difícil acesso.
O Parque fica na área de transição do cerrado e do Pantanal, na divisa com Mato Grosso e Goiás. O fogo veio justamente de Mato Grosso, onde a situação devido às queimadas também é crítica.
A unidade de conservação está no complexo de 15 áreas que, juntas, são consideradas a Reserva da Biosfera do Pantanal. A região é um corredor natural de vida selvagem e também espaço de muitas nascentes que formam os rios pantaneiros. Há meses não chove por lá.