Desde 2018 sem alterações que não fossem as opções de pintura, a Honda Biz realmente vai mudar significativamente para a linha 2025. A Biz 110i foi descontinuada e a moto passará a ser oferecida sempre na configuração 125, mas em duas versões. A ES de entrada roda apenas com gasolina e tem freio dianteiro a tambor, enquanto a EX com freio a disco é flex.
Os preços anunciados são R$ 12.000 para a nova Honda Biz 125 ES 125 e R$ 14.970 para a EX. A moto começará a chegar às lojas em setembro, oferecendo 3 anos de garantia de fábrica. Vale ressaltar que os valores informados não incluem custos de frete e outras despesas cobradas no valor final. A Biz ES é oferecida nas cores branca, preta e vermelha, enquanto a EX tem as opções azul metálica, branca perolizada ou vermelha.
A Honda Biz é sem dúvidas a semiautomática mais famosa da japonesa, muito prática na pilotagem o modelo já nasceu sem o manete de embreagem no punho esquerdo, isso porque seu câmbio rotativo de quatro velocidades dependia apenas do clique no pé para trocar as velocidades, tornando assim a condução mais prática principalmente para os iniciantes. Porém a nova Biz 125 chegou mais parecida com uma scooter e trouxe a alavanca para o modelo, mas não para trocar marchas e sim frear.
A novidade na moto deixou a Honda Biz 2025 mais parecida com uma scooter, que mesmo assemelhando-se com uma é um tipo de moto. Com dois manetes de freio ela deixa de ter o pedal do lado direito.
Scooters se diferenciam de motos por serem automáticas do tipo cvt e também serem conduzidas em posição sentada (com os pés apoiados em uma plataforma). Por mais que a Honda Biz seja carenada, ela é pilotada em posição montada, com os pés apoiados em padais, e é uma semiautomática.
Agora para o piloto frear a Biz basta que o piloto aperte o freio no punho direito, para acionar os freios dianteiros, ou o manete esquerdo para brecar a roda traseira. A moto ainda conta com o sistema de frenagem combinada CBS, então toda vez que o freio traseiro é acionado uma pequena porcentagem do freio dianteiro também funciona, garantindo mais segurança na condução.
Essa mudança na nova Honda Biz não veio sozinha. Para a versão 2025 a pequena sofreu alterações no motor e segundo a fabricante agora está mais eficiente e econômica. Por questões ambientais das leis de emissão e do Promot 5, a japonesa teve que se adaptar e agora chega nas versões EX (Exclusive) e ES (Essential), ambas com motorização 125. A diferença maior é que a EX é uma versão flex. Como resultado de todas essas mexidas a Biz 110 teve o seu fim.