Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

Amapá está sem energia elétrica e estado vira um caos

São várias comidas estragadas

10 de nov 2020 - 15h:32 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O rodízio no fornecimento de energia estabelecido no Amapá tem registrado falhas e gerado muita confusão para os moradores do estado. Na capital Macapá, ainda há relatos de longos períodos sem luz em casa, o que gera dificuldades para armazenar alimentos e enfrentar o forte calor da região.

A entrada em algumas residências virou quarto de dormir. Repelentes e velas são obrigatórios para tentar afastar os carapanãs, os mosquitos borrachudos da Amazônia.

O Amapá está sem abastecimento regular de energia desde terça-feira passada, quando houve um incêndio na única subestação do estado. Na segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse, em entrevista à rádio CBN, que não há como restabelecer 100% da energia em pouco tempo, como determinou a Justiça.

A decisão de organizar horários específicos de geração de energia para os 16 municípios do estado foi tomada pela Companhia Elétrica do Amapá (CEA) diante da dificuldade de conseguir fazer com que o sistema tenha capacidade de distribuir o volume de eletricidade necessário para garantir o funcionamento do sistema.

O problema, segundo os moradores, é que o revezamento não tem sido respeitado.

Nos supermercados, as prateleiras já não são completamente repostas. Alimentos como carne e pão somem em frações de segundos. A quantidade reduzida é para evitar perda de alimentos, principalmente os que necessitam de refrigeração.

A falta de energia também se reflete no trânsito. Em vários pontos da cidade semáforos continuam apagados.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias