Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Secretaria da Agricultura divulga laudos de amostras de denúncias e derivados de herbicidas hormonais

No RS foram 18 amostras avaliadas

10 de nov 2020 - 09h:00 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Os resultados dos primeiros laudos revelam que do total de 18 amostras avaliadas, 50% deram positivo para o uso de herbicidas hormonais. Sendo que das 9 que testaram positivo, 8 são em propriedades rurais distintas.

Deste total, quatro apresentaram ainda o princípio ativo Clomazona, ou seja, teve propriedade rural que foi atingida não só pelo herbicida hormonal 2,4D, mas também por outro herbicida.

O levantamento foi realizado pela Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) no período de 1º de agosto a 05 de novembro, que corresponde ao início das denúncias referentes à safra de verão 2020/21.

Até o dia 05 de novembro de 2020, a Secretaria da Agricultura contabilizava 61 propriedades rurais distintas com registro de denúncias em virtude de deriva de vários agrotóxicos, sendo que nestas foram coletadas 64 amostras.

“Numa análise mais detalhada feita pela Disa, observamos que até o dia 05 de novembro, 39 propriedades rurais tinham sintomas visuais de herbicidas hormonais. Ou seja, 64% do número total de propriedades rurais que fizeram as denúncias. O levantamento final dependerá dos resultados químicos”, afirma Rafael Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias