Menu
Sábado, 13 de setembro de 2025

Voluntário da vacina contra a covid-19 morre por conta de suicídio

A vacina não causou nenhum efeito colateral nele

10 de nov 2020 - 13h:49 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

A causa da morte de um voluntário da saúde dos testes da vacina contra a covid-19 foi suicídio, pois o mesmo tinha feito a Anvisa suspender todos as doses.  

De acordo com o boletim de ocorrência registrado às 16h02 de 29 de outubro em uma delegacia da Zona Oeste de São Paulo, policiais militares foram acionados pelo rádio para uma "ocorrência de encontro de cadáver". Ao chegarem ao apartamento, uma pessoa mostrou a vítima desmaiada no chão do banheiro com uma seringa perto do braço e diversas ampolas de remédio. O corpo do jovem de 32 anos foi para o Instituto Médico Legal (IML).

Mais cedo, o governo de São Paulo afirmou, em coletiva de imprensa, ser impossível relacionar o "evento adverso grave" que acometeu o voluntário do estudo clínico da CoronaVac com o imunizante.

Depois que o voluntário afirmou que a vacina estava causando efeito adverso, a Anvisa suspendeu todos os testes.  

O diretor do Butantan falou que é impossível a vítima ter morrido por causa da vacina.  

A pausa nas doses havia sido dada pela manhã (10), porém depois que saiu o lado de sua morte os testes podem voltar ao normal. 

"Não houve nenhuma relação da vacina com o evento adverso grave apresentado", defendeu o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn.

Dimas Covas disse que a suspensão, além de desnecessária, provoca "dor e sofrimento nos voluntários". “Não haveria a necessidade desse tipo de medida, que poderia ser resolvido administrativamente, como foi feito hoje de manhã”, disse Covas.

"Se interromper um estudo clínico que está indo muito bem causa sofrimento, dor, insegurança, naquelas pessoas que já foram submetidas ao estudo, causa dificuldade naqueles que querem ser submetidos à pesquisa e que estão na fila para receber a vacina ou o placebo. Ou seja, são os voluntários, as pessoas que se dedicaram a esse estudo exatamente para trazer a esperança da vacina", afirmou Covas.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias