Menu
Terça, 16 de setembro de 2025

Jovens menores de 18 anos podem ser proibidos de comprar narguilés ou cachimbos

Estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) demonstra que uma sessão de narguilé de 80 minutos equivale a fumar 100 cigarros.

10 de nov 2021 - 08h:31 Créditos: Correio do Estado
Crédito: Divulgação

A venda de acessórios de fumo, como narguilés, cachimbos e papéis, pode ser proibida à jovens menores de 18 anos de idade, de acordo com o Projeto de Lei 1600/20 .

Se a proposta for sancionada, o estabelecimento que desrespeitar a norma pode arcar com multa de R$3 a R$10 mil e ser interditado até a quitação do valor. Além disso, o infrator pode ser detido de dois a quatro anos de prisão.

O texto foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), e seguirá para o Plenário.

Como explicou a deputada federal do Paraná, Leandre Dal Ponte (PV), o texto não sofreu nenhuma alteração. 

'Foram feitos apenas acréscimos para conferir tutela penal e administrativa para essa proibição de extrema importância'.

Riscos

Fumar narguilé pode ser prejudicial à saúde do ser humano devido à queima do tabaco. 

Monóxido de carbono e metais pesados são liberados durante a queima, o que aumenta o risco de surgimentos das seguintes doenças:

  • Câncer de pulmão, esôfago, laringe, boca, intestino, bexiga ou rins;
  • Doenças relacionadas ao sangue, como trombose ou pressão alta;
  • Impotência sexual;
  • Doenças cardíacas;
  • Risco aumentado de ser contaminado por IST’s como, herpes e candidíase oral, devido ao compartilhamento do bucal do narguilé;
  • Enfraquecimento dos dentes.

O narguilé pode viciar assim como o cigarro pois apresenta cheiro e sabor agradáveis, além de nicotina substância viciante para o organismo.

Estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) demonstra que uma sessão de narguilé de 80 minutos equivale a fumar 100 cigarros.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias