O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou na última terça-feira (8) a introdução de um novo recurso que facilitará a realização de compras em conversas com contas comerciais.
"Com o carrinho, as pessoas podem explorar o catálogo, selecionar diversos itens e enviar o pedido por mensagem para a empresa", explicou o WhatsApp em seu blog, onde anunciou a disponibilidade da função em todo o mundo a partir desta terça.
"Bem a tempo para as compras de fim de ano. Boas compras no WhatsApp!", acrescentou o aplicativo, que pertence ao Facebook.
Com a nova funcionalidade, ele busca atrair comerciantes e empresas para o WhatsApp Business, versão empresarial do app que já tem 50 milhões de contas, para gerenciar pedidos e transações com clientes. Também quer incentivar seus 1,5 bilhão de usuários individuais em todo o mundo a fazer compras no aplicativo.
Desenvolver o comércio em seu sistema de mensagens é fundamental para o WhatsApp. Apesar de seu uso generalizado, ele é gratuito, não gera dinheiro com publicidade e não possui sistema integrado de pagamento.
Na última sexta-feira, o mensageiro se lançou no promissor mercado de pagamentos móveis da Índia, onde gigantes como Google e Alibaba já atuam.
O sistema WhatsApp Pay, que permite receber e enviar dinheiro pela plataforma, estreou em um país com mais de 400 milhões de usuários.