O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Aeronáutica brasileira realiza, nesta terça-feira (10), voos especiais no aeroporto regional de Dourados “Francisco de Matos Pereira”. O objetivo é verificar as condições de segurança do aeródromo, procedimento que antecede à homologação da pista após os trabalhos que já demais quase 4 anos.
Segundo Luiza Deusdará, diretora de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos, a finalidade do GEIV, em última análise, é a homologação do PAPI (em Inglês “Precision Approach Path Indicator” - Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação, em Português), sistema que auxilia os pilotos no processo de aterrissagem, proporcionando um pouso preciso e seguro.
Luiza Deusdará afirma que, em média, dentro de aproximadamente uma semana, a Aeronáutca expedirá o relatório do procedimento no aeródromo douradense. Sendo aprovado, o aeroporto “Francisco de Matos Pereira” é cadastrado no site do GEIV, vinculado à Aeronáutica, o que corresponde à homologação.
“Pedimos à Aeronáutica para que agilizasse o procedimento, a partir do qual, o aeroporto de Dourados será liberado para receber aviões de grande porte, como os jatos”, explica Deusdará. Segundo ela, ainda ficará faltando a homologação dos equipamentos de meteorologia, o que poderá acontecer nos próximos dias.
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) comemora. “Estou muito feliz com mais esse encaminhamento. Todo esse tempo em que o aeroporto douradense ficou desativado trouxe enormes prejuízos tanto para a população, quanto para o desenvolvimento de toda região da Grande Dourados. Estamos atentos, cobrando e fazendo a nossa parte que a reativação aconteça o mais breve possível”, destacou o parlamentar.