Crédito: Henrique Arakaki O ciclone extratropical que provoca destruição no Sul do Brasil atua de forma indireta em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (10) e pode gerar vendavais de até 100 km/h em diversas regiões do estado. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja, válido até às 21h, indicando perigo para 40 municípios sul-mato-grossenses, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos em plantações e edificações.
Entre os municípios em alerta estão: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, Três Lagoas e Vicentina.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a combinação de uma frente fria oceânica, o aquecimento diurno e o avanço de cavados favorece pancadas de chuva, especialmente na região norte do estado. Em pontos isolados, podem ocorrer chuvas intensas, tempestades com raios e rajadas de vento.
Entre a tarde e a noite de quinta-feira (11) e ao longo da sexta-feira (12), a instabilidade deve aumentar devido ao transporte intenso de umidade, associado a área de baixa pressão e à passagem de cavados. Há possibilidade de temporais, com ventos fortes, raios e eventual queda de granizo.



